dobradiça - meaning and definition. What is dobradiça
DICLIB.COM
AI-based language tools
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is dobradiça - definition

Charneira
  • Dobradiça utilizada em armários
  • Dobradiça comum

dobradiça         
sf (de dobradiço)
1 Peça de metal formada de duas chapas unidas por um eixo comum e sobre a qual gira a janela, porta etc.; charneira.
2 Bisagra, gonzo.
3 Tábua móvel, que, nas platéias, se estende de um a outro banco, de uma a outra cadeira, ou de uma cadeira à parede, formando assentos complementares.
4 Passo do frevo, no qual o homem leva uma dama em cada braço
D. em cruz: dobradiça com uma asa comprida e estreita e outra curta, retangular.
Dobradiça         
f.
Peça de metal, formada de duas chapas, unidas por um eixo commum, e sôbre a qual gira a janela, porta, etc.
Bisagra, gonzo.
Charneira.
Tábua móvel, que nas plateias se estende de um a outro banco, de uma a outra cadeira, ou de uma cadeira à parede, formando assento supplementar.
(De dobradiço)
Dobradiça         
A é um dispositivo mecânico que conecta dois objetos, permitindo a articulação entre eles. As dobradiças costumam ser fabricadas em metal, normalmente aço ou latão, mas também plástico e alumínio, geralmente contendo duas peças, cada uma delas fixa a um objeto, ligadas por um eixo, que permitirá a articulação.

Wikipedia

Dobradiça

A dobradiça (português brasileiro) ou charneira (português europeu) é um dispositivo mecânico que conecta dois objetos, permitindo a articulação entre eles. As dobradiças costumam ser fabricadas em metal, normalmente aço ou latão, mas também plástico e alumínio, geralmente contendo duas peças, cada uma delas fixa a um objeto, ligadas por um eixo, que permitirá a articulação.

Os tipos mais utilizados em portas e janelas são:

  • dobradiças comuns;
  • contínuas, que funcionam no comprimento inteiro da porta;
  • que giram no assoalho e no alto da porta (pivotantes);
  • invisíveis, instaladas de forma embutida.

Podem ser fabricadas por usinagem ou fundição. Quanto à aplicação existem modelos adequados para portas ou compartimentos, embutidas ou sobrepostas, ficando a critério do projetista definir o uso. A fixação destes produtos varia de acordo com o modelo e/ou tecnologia aplicados, podendo ser soldada, rebitada, parafusada ou encaixada.

Alguns fatores são fundamentais antes de definir o tipo de dobradiça a ser utilizado, como o ambiente onde será aplicado, interno ou externo, e se existem agressividades de qualquer natureza que possam afetar o funcionamento adequado da dobradiça, implicando na escolha da melhor matéria-prima a ser utilizada na confecção da dobradiça. Deve-se considerar a quantidade ideal de dobradiças para suportar a carga do elemento a ser articulado. Outro fator preponderante é a estética e o design.